Futuro Lançamento da Liga Voluntária de Discípulos Leigos

Mensagem de Irmão Chidananda

Uma Nova Liga de Kriyabans SRF/YSS

Cem anos atrás, em setembro de 1920, Paramahansa Yogananda chegou aos Estados Unidos para dar início à sua missão ordenada por Deus de difundir ao mundo inteiro a antiga ciência da Índia de Kriya Yoga. Por mais de trinta anos, até seu mahasamadhi em 1952, ele trabalhou com puro amor divino, incansável e alegremente, no cumprimento dessa missão.

Durante este ano do centenário da Self-Realization Fellowship, foi uma alegria especial apresentar outro grande marco no desenvolvimento da missão mundial de Paramahansa Yogananda: a Liga Voluntária de Discípulos Leigos. Como expliquei em agosto deste ano, na conclusão da Convocação Mundial 2020 da SRF, planejamos criar uma liga mundial de discípulos kriyabans – uma ordem de discípulos leigos formada por membros da SRF/YSS que desejem fazer um voto de comprometer-se mais profundamente a: (1) estruturar a vida diária em torno dos ideais espirituais (sadhana) que ele nos deu; e (2) contribuir voluntariamente com o tempo e os recursos de que disponham, a fim de servir e apoiar sua obra.

Py Last Smile Small

Façam sua parte. Difundam a obra da Self-Realization Fellowship através de suas palavras, de seu exemplo e por meio de sua devoção. Não é que o peso de meu trabalho me seja excessivo, mas estou ávido por ajudar todos os que desejam ajuda; e é também dever de vocês difundir estes ensinamentos aos outros através de suas vibrações espirituais, para que também eles possam receber esta verdade.

Paramahansa Yogananda

Nosso Guru dedicou muito tempo durante os anos finais de sua vida à formação de um meio ou de uma estrutura através da qual os membros kriyabans da SRF e YSS do mundo inteiro pudessem participar ativamente no crescimento e progresso de sua obra. Agora esse sonho dele está prestes a frutificar com o futuro lançamento da Liga Voluntária de Discípulos Leigos da SRF. (Na Índia e países vizinhos, onde a obra de Paramahansa Yogananda é conhecida como Yogoda Satsanga Society of India, o grupo será denominado “Liga Sevak da YSS”.)

Atualização do Programa: Lançamento da Liga de Discípulos Leigos na Primavera de 2021

Nosso plano atual é lançar, na primavera de 2021, um website completo para a Liga Voluntária de Discípulos Leigos, e nessa ocasião estaremos prontos para iniciar a aceitação de adesões. Também publicaremos, para aqueles que se inscreverem, um manual inspirador sobre o caminho do sadhana (prática espiritual) e guru-seva (serviço ao guru) do discípulo leigo da SRF/YSS.

Enquanto isso, estou dando continuidade ao processo de apresentação da Liga de Discípulos Leigos através de um novo blog (do qual esta é a primeira postagem), a fim de compartilhar com vocês algo da história inspiradora por trás desta nova iniciativa.

Voluntary-League-of-Lay-Disciples-announcement-collage.jpg#asset:66029

Mais Informações sobre o Desenvolvimento do Programa de Discípulos Leigos da SRF/YSS

Como muitos de vocês já sabem, há dois anos e meio começamos a explorar novas maneiras pelas quais os membros da SRF/YSS pudessem servir a obra mundial de Paramahansa Yogananda. Um dos objetivos era acessar mais amplamente a vasta reserva de talento em nossa extensa comunidade leiga, de modo a ajudar o progresso da missão de nosso Guru. Sob minha direção, um pequeno grupo de discípulos leigos veteranos se reuniu e finalmente constituiu Yogananda Seva,

uma comunidade virtual de devotos de Paramahansaji do mundo inteiro. Esses devotos empreenderam diversos “programas-piloto” a fim de explorar e desenvolver novas oportunidades de serviço para os membros da SRF/YSS. Vários projetos importantes foram financiados, lançados e administrados com êxito pela Yogananda Seva, incluindo

  • Centro de Meditação Online da Self-Realization Fellowship, com dezenas de meditações em grupo e sessões de estudo espiritual conduzidas semanalmente em múltiplos idiomas e horários locais, dirigidas tanto por membros leigos quanto por monásticos e frequentadas por milhares de devotos de mais de 80 países. (Um centro online semelhante está sendo organizado sob os auspícios da Yogoda Satsanga Society of India.)
  • Um Centro de Ajuda internacional para prover os devotos de assistência técnica individual de modo que possam usufruir dos serviços oferecidos online pela SRF, tais como inscrição para a Convocação e para as Lições.
  • Um Portal de Voluntários online para manter um banco de dados dos devotos que desejam servir como voluntários, incluindo informações sobre sua disponibilidade e habilidades, a fim de que possamos encontrar a melhor maneira de contribuírem com seu serviço para a missão de nosso Guru.
  • Planejamento inicial para vários outros projetos.

Yoga-Seva-Help-Desk.jpg#asset:66030

Em muitos sentidos, Yogananda Seva foi uma experiência inicial (muito bem-sucedida!) para o desenvolvimento de novos métodos de trabalho em redes digitais, com a finalidade de melhor coordenar os serviços de nossos dedicados membros leigos ao redor do mundo.

Como resultado, durante o último ano, testemunhamos um aumento inspirador na atividade de serviço dos membros leigos do mundo inteiro, que se ofereceram com entusiasmo como voluntários para os diversos projetos que solicitei à Yogananda Seva que empreendesse a fim de apoiar as atividades da SRF e YSS. Essa iniciativa não poderia ter sido mais oportuna, já que muitos desses projetos contribuíram para a abundância de conteúdo e programas inspirativos que a SRF e YSS foram capazes de oferecer online durante a inesperada paralisação pandêmica de 2020. A experiência adquirida através desses primeiros “programas-piloto” experimentais será valiosa à medida que progredirmos à próxima fase e lançarmos formalmente a Liga Voluntária de Discípulos Leigos.

A Visão de Paramahansa Yogananda sobre a Liga de Discípulos Leigos

Como parte da priorização do crescente papel dos membros leigos, que acredito venha a ser vital à medida que a obra de Paramahansa Yogananda continue a expandir-se, imergi profundamente nas reflexões de nosso Guru e na orientação documentada que ele deu aos primeiros discípulos, a quem pediu que formassem a Liga Voluntária da SRF e o grupo de discípulos leigos em nosso Templo de Hollywood.

Hollywood Temple Lay Disciple Group April 10 1976

Grupo de Discípulos Leigos do Templo de Hollywood, em 10 de abril de 1976. No palco, há uma representação em tamanho natural de Paramahansa Yogananda e do Templo de Hollywood. No centro da mesa principal, estão Sri Mrinalini Mata, na época vice-presidente (e posteriormente presidente) da SRF – a principal palestrante do evento; e Irmão Bhaktananda, ministro encarregado do Templo de Hollywood. À direita de Mrinalini Mata, está Meera Mata, com quem Paramahansa Yogananda trabalhou, no início dos anos 50, nos planos para a ordem de discípulos leigos; à esquerda de Irmão Bhaktananda, estão o Sr. Harold Brown, presidente do Grupo de Discípulos Leigos, e os Irmãos Premamoy, Ramananda e Santoshananda. 

Ao revisar o trabalho realizado por nossa venerada Sri Daya Mata e outros discípulos da primeira geração para implementar esses planos, o que imediatamente ficou claro para mim é que chegou agora o momento de assumirmos o espírito de guru-seva (serviço ao guru) que foi cultivado em nossos templos locais durante décadas, e combiná-lo com a comunicação digital e os métodos de coordenação de voluntários, os quais experimentamos ativamente em nosso recente trabalho com Yogananda Seva. Isso tornará possível a formação de uma autêntica liga global de discípulos leigos que – como parte de sua vida espiritual e devoção a Deus e ao Guru (seu sadhana) – desempenharão um papel necessário e muito significativo no crescimento previsto por nosso Guru para sua organização nos anos futuros.

Nos últimos meses, uma compreensão mais clara da visão de Paramahansaji cristalizou-se em um grupo de monásticos seniores da SRF e YSS, e de discípulos leigos (incluindo alguns dos diretores da Yogananda Seva) com quem tenho trabalhado para desenvolver a base necessária para apoiar essa nova estrutura leiga global. Esse importante trabalho está progredindo rapidamente, e todos estamos entusiasticamente prevendo que poderemos abrir as inscrições para a nova ordem de discípulos leigos em 2021.

Que maneira auspiciosa de iniciar o segundo século da obra da SRF de nosso Guru, em amoroso serviço à sua missão de trazer uma espiritualidade universal para a emergente civilização global. Espero compartilhar mais sobre o desenvolvimento desta inspiradora iniciativa, aqui no blog da SRF, depois do Ano Novo.

Jai Guru!

— Irmão Chidananda

Sri Daya Mata At Mother Center Dm Mc 6909 1 03

Falando ao Grupo de Discípulos Leigos no Templo de Hollywood, em 1963, Sri Daya Mata disse:

“Todos estamos servindo a Deus, cada um à sua maneira – nós no ashram, de um modo; e vocês, no mundo, de um modo igualmente importante. A mensagem de Deus não pode alcançar o mundo sem mensageiros como vocês. São vocês que estão em contato com as outras pessoas. E é por meio principalmente de seu exemplo e de sua compreensão dos ensinamentos do Mestre que vocês têm uma grande oportunidade de servir a humanidade.”

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 11 =