lealdade

A Lealdade é a lei espiritual mais elevada

“Quero contar uma história para vocês. Este é outro aspecto da lealdade, ou uma recompensa da lealdade, talvez.

Aconteceu quatro dias antes do mahasamadhi do Mestre, quando um novo monge entrou no ashram e se tornou mais tarde o Bro. Mokshananda, muitos de vocês sabem, o conheceram. Eu não me recordo se foi logo no primeiro dia quando esteve aqui, ou se foi no segundo. O Mestre estava saindo, o Mokshananda estava trabalhando comigo e eu disse: ‘O Mestre está saindo. Vamos!’

Essa foi a primeira vez que ele o viu. O Mestre estava na porta lateral do prédio. O seu carro estava pronto. Ele estava ali de pé, conversando com alguns monges. Eu apresentei o Mokshananda ao Mestre e ele humildemente ajoelhou-se diante dele. O Mestre tomou o seu sobretudo e o seu chapéu, olhou para Mokshananda e com um sorriso muito doce disse: ‘A lealdade é a mais elevada lei.’ E geralmente quando o Mestre dizia algo assim era sob a forma de lição, lembrete ou possivelmente um aviso. Mas não dessa vez. Dessa vez, foi uma expressão de louvor. Eu sabia que era um momento muito, muito comovente! Eu sabia que o Mestre estava cumprimentando um discípulo conhecido do passado que havia sido leal!

Cerca de trinta anos mais tarde, Mokshananda teve uma doença fatal e então fez a sua passagem. Depois que ele deixou o corpo, fui para o seu quarto para prestar os meus últimos votos de respeito. Logo ao lado da sua cama havia uma grande imagem do Mestre. Eu olhei para aquela imagem e parecia haver um sorriso muito doce no rosto do Mestre, como se quisesse assegurar-me: ele está bem, ele está comigo! E vocês sabem, o Mestre muitas vezes disse que ‘se um devoto for fiel até o fim, quando ele fizer a sua passagem, eu vou estar lá.’

Essa vida é curta! Essa vida é muito curta! A maioria de vocês são jovens, vocês não sabem ainda, mas chega o momento em que temos que deixar este corpo, que temos que deixar esta terra e ir para o outro lado. E, em seguida, um novo cenário emerge, quando o Guru está lá e o recebe de braços abertos, então nada mais importa, nada mais importa! É a recompensa, mais uma recompensa da lealdade até o fim.”

Tradução informal de trechos do CD “Loyalty, the highest spiritual law. An Informal talk by Brother Anandamoy”, disponível na bookstore da SRF.

Comments

comments

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =